Conteúdo Inicial e Perguntas Frequentes
Conteúdo Inicial e Perguntas Frequentes

 

 

FAQ

Harvest Moon: Back to Nature é um dos jogos mais incompreendidos de toda a série. Por um longo tempo, os mecanismos de como o jogo reage ao que você faz eram entendidos vagamente, devido ao fato de que o jogo não diz a você o que está acontecendo, e a maioria dos guias simplesmente faz algumas especulações sobre isso. Este guia foi escrito para mudar todos os conceitos. Usando software de vizualização de arquivos, nós rastreamos quase todos os mistérios sobre como o jogo trabalha.

 

NOTA: Harvest Moon Boy & Girl é uma saída do Back to Nature e sua versão "Girl", nunca lançada anteriormente em Inglês. A versão "Boy" do jogo é idêntica à original do BTN, lançado pela PlayStation. E assim, este site pode ser aplicado àquela versão do HM B&G. Entretanto, há algumas diferenças entre a versão "Boy" e a versão "Girl", indicando que este guia pode não ser 100% útil para a versão "Girl".

 

NOTA 2: Harvest Moon Boy & Girl possui pares de falhas técnicas conhecidas, como por exemplo: o assobio para o cavalo não funciona na versão "Boy", e a opção de troca de animais bloqueará seu jogo se tentar usá-la. Isto se aplica somente na versão americana, sendo assim, a versão Japonesa é inafetada.

 

 

Distorção Sistemática 

- Jogabilidade:

 

Repetição

Muito do jogo consiste em fazer exatamente o mesmo trabalho do dia anterior. Festivais, eventos e outras ocasiões quebram esta regra. Em contra-partida, muito do que é repetitivo, é completamente (ou quase) opcional.

 

Profundidade

Há várias opções existentes em como você pode jogar este jogo. Não há um caminho singular que deve ser seguido para vencê-lo.

 

Aprendizagem

O jogo possui um tutorial-próprio, em forma de canal de TV. E há livros, na livraria do jogo, que explicam como fazer as coisas.

 

Dificuldade

Enquanto objetivos específicos podem ser realmente desafiantes, a dificuldade em geral é bem baixa.

 

Continuidade

Os minigames tendem a ser razoavelmente difíceis, enquanto todo o resto, mais fácil.

 

Interface

A interface é muito funcional, e fácil de se adaptar. Muitas caixas de diálogo de ajuda são mostradas nos menus, e dizem a você o quê botões específicos fazem.

 

- Gráficos:

 

Adequabilidade

Os ambientes e terrenos se parecem muito com os reais, e dão cenário apropriado à isolada vila.

 

Qualidade

Ainda que não dos melhores do PS1, eles possuem razoavelmente boa qualidade.

 

Fluidez

Ocasionalmente, há falhas gráficas que são inerentes ao PS1 (como objetos que "sobrepõem" outros), mas do contrário, tudo no jogo trabalha bem com o restante, graficamente falando.

 

- Som e Música:

 

Instrumentação

Como padrão para um jogo de PS1, HM: BTN roda instrumentos de sonorização-semi-sintética.

 

Balança

Quase que completamente, músicas são tocadas apenas durante os eventos. Na maior parte do tempo, você irá se deparar ouvindo entre o tema da estação atual e o tema da vila.

 

Perguntas Frequentes 

Algumas coisas que um jogador iniciante deve saber.

 

P: Ai! Meu personagem desmaiou! Por quê isso aconteceu?

R: Porque você usou muita stamina. Seu personagem não tem energia infinita, e algumas vezes ele tem que recuperá-la. Há vários meios de o fazer: pulando nas fontes termais (Hot Springs), comendo alimentos, dormindo. Tente prestar atenção no comportamento de seu personagem, e cuide dele quando estiver cansado.

 

P: Por que meus animais não gostam de mim?

R: Provavelmente porque você não está tomando conta deles corretamente. Esteja certo de ter alimentado suas galinhas, vacas e ovelhas diariamente, e falado com suas vacas e ovelhas diariamente. Você deve pegar seu cão e assobiar para ele todos os dias, e também escovar e assobiar para seu cavalo, diariamente. Tente não acertar seus animais com ferramentas. E não espere que seus animais tenham 10 corações em uma semana! Eles levam pelo menos duas estações (exceto as galinhas, que ainda assim levam boa parte de uma estação).

 

P: Como uso a cesta (basket)?

R: Uma vez que tenha colocado os intens na cesta, pegue-a e pressione "quadrado" próximo a um caixote de remessa (shipping bin), esvaziando-a nele. Você saberá que deu certo se o caixote fizer uma animação igual a quando você joga um produto nele, juntamente com um som de despejo.

 

P: Como venço o festival de cozinhar?

R: Cozinhe um prato complicado no dia do festival. Se outra pessoa fez o mesmo prato, provavelmete você irá perder, então você deve dar load no jogo e tentar novamente com outro prato. Fazer "Relaxation Tea" quase que garante sua vitória. E , claro, vencer este festival no primeiro ano é essencialmente impossível.

 

P: Como venço o festival de natação?

R: Existem três soluções. A primeira é aprender o "timing" (tempo), então você pode ganhar maior distância cada vez que pressiona o botão, algo em torno de 3 segundos entre cada pressionada. A segunda é comprar um controle turbo e deixar ele fazer o trabalho pra você. A terceira é usar código de GameShark. Eu sugiro a opção dois ou três, a primeira é apenas para jogadores particularmente masoquistas. Esteja certo de parar e respirar sempre que a face no balão de fala do seu personagem se tornar vermelha. Segure o botão "triângulo" até que ela fique amarela, então corra para a chegada. Se você tiver que fazer outra respiração antes de atingir a chegada, espere somente até a face neutra e continue.

 

P: Como venço o festival de sumô de galinha?

R: Sorte, na maior parte. Tendo 8 ou mais corações em sua galinha competidora ajuda, e muito. Dê o comando à sua galinha apenas quando ela estiver de frente para a oponente, nunca quando estiver de frente para as bordas do ringue. Algumas vezes o jogo fará com que sua galinha haja como uma idiota, fazendo-a perder. Então, dê load e tente novamente.

 

P: Barley levou meu cavalo embora! Como o tenho de volta?

R: Não tem como. Uma vez que tenha perdido seu cavalo, ele não voltará, nunca mais. Você pode, entretanto, conseguir um outro. Veja a próxima questão.

 

P: Nunca peguei meu cavalo com Barley. Como consigo um?

R: Plante pelo menos 200 quadrados de grama (23 bolsas devem ser sufuciente) e Barley irá te oferecer um quando a grama atingir seu primeiro estágio de crescimento (verde claro). Aceite para conseguir o cavalo.

 

P: Como posso não estar conseguindo casar?

R: Há três possibilidades. A primeira é que você não está fazendo a coisa certa. Para propôr à uma garota, você deve usar a pena azul (Blue Feather). A segunda possibilidade é que o level do coração da garota está abaixo do necessário (você pode comprar a Blue Feather com o coração laranja, mas só irá funcionar com o coração vermelho). A última possibilidade é que você não tem a segunda extensão da casa, que é imprescindível.

 

P: Eu continuo machadando os troncos de árvore e marretando as rochas grandes, mas nada acontece! Por quê?

R: Existem três possibilidades. Uma é que o level de sua ferramenta não é suficientemente alto para fazer o trabalho. A segunda é que você pode não estar usando a ferramenta do mesmo lugar, você não pode se mover enquanto o faz. A última possibilidade é que você não é paciente o suficiente, os troncos e pedras grandes precisam de consideráveis pancadas para serem rachados.

 

P: Arremessei cucumbers no lago exatamente como o guia diz, mas nada aconteceu! Onde está o Kappa? Quero minha Mystic Berry!

R: Você deve arremessar os cucumbers após o meio-dia, num dia ensolarado que não tenha festival, durante o Spring. Também, você não deve atirá-los diretamente onde Kappa aparece.

 

P: Como consigo a Fishing Rod (vara de pescar)?

R: Primeiro de tudo, espere até uma sexta, sábado ou domingo. Então, com um espaço vago na mochila, visite a praia entre 7:00AM e 10:00AM (ou 7:00PM e 10:00PM) e fale com o senhor parado no final do cais. Ele lhe dará a Fishing Rod.

 

P: Como consigo a Fishing Pole (vara de pescar melhorada)?

R: Pesque e/ou crie 50 peixes ou mais em seu tanque. Então, com um espaço vazio em sua mochila, saia de sua casa. Greg, o pescador, estará admirando seu tanque e lhe dará sua vara de pescar como recompensa por ser tão dedicado. Tenha certeza de falar com ele neste evento pois ele nunca mais retornará para lhe oferecer a vara de pescar novamente.

 

P: Pescar é muito difícil! Como faço para tornar a pescaria mais fácil?

R: Tenha certeza de que não está, e não irá, fazer sujeira na cidade. Com o seu contador de sujeira aumentando, sua habilidade para pescar diminui. Além disso, trata-se mais da habilidade de soltar o botão "quadrado" rápido o suficiente. Maligno, não? Dicas mais profundas podem ser encontradas na seção Guia de Pesca.

 

P: O que conta como "fazer sujeira" na cidade?

R: Qualquer item jogado no chão na própria vila ou dentro da casa de alguém, conta como "fazer sujeira". Você pode jogar itens no chão, seguramente, em qualquer lugar em torno de sua fazenda, em qualquer lugar do Mother Hill, em qualquer lugar na Mineral Beach e em qualquer lugar fora da Poultry Farm e Yodel Ranch.

 

P: O que eu preciso fazer para vencer o jogo?

R: Veja a seção Vencendo o Jogo. Os conhecimentos necessários estão listados lá.

 

P: Algumas das garotas não vieram me dar chocolate durante o Winter Thanksgiving. O que aconteceu?

R: O Winter Thanksgiving é um evento específicamente de relacionamento. As garotas devem gostar de você o suficiente (estar pelo menos com o coração roxo-escuro) e não deve estar casado se quiser ganhar chocolate de alguém que não seja sua esposa. Também, as garotas dão diferentes tipos de chocolate dependendo do level do coração, então você pode conseguir bolo de chocolate em vez de apenas chocolate, se o level do coração delas estiver alto.

 

P: Como faço para pegar os Peixes Lendários/Peixes Reis?

R: Veja a seção Guia de Pesca. É aconselhado usar a Fishing Pole.

 

P: May está desaparecida! Onde ela foi?

R: Visite a Mineral Beach às 6:00PM, ou depois. Cheque o pier onde o barco está ancorado, May estará lá.

 

P: Posso entrar na casa do Zack?

R: NÃO! É apenas decoração. As pessoas nem mesmo "abrem" a porta enquanto saem ou entram, o que deveria ser típico. Você pode entrar na casa dele na versão "Friends of Mineral Town", mas não na "Back to Nature".

 

P: Posso entrar na Loja do Kai (Kai Seaside Lodge)?

R: Não. Veja a questão acima sobre Zack. O mesmo se aplica.

 

P: O quanto de colheitas tenho que vender para conseguir Strawberrys/Pumpkins/Spinach?

R: Você deve vender 101 de cada tipo de semente em suas estações para abrir respectivamente as mencionadas acima. Ou seja, 101 turnips, potatoes, cucumbers e cabbages para strawberry; 101 tomatoes, corns, onions e pineapple para pumpkins; e 101 eggplants, carrots, sweet potatoes e green peppers para spinach. Naturalmente, você pode vender mais que 101 para consegui-los, mas se vender menos...

 

P: Tenho que aprender receitas com os aldeões para poder cozinhá-las?

R: Não. Apenas combine os ingredientes e utensílios necessários, é tudo que tem a fazer.

 

Diferenças entre HM:BTN e... 

Harvest Moon: Back to Nature é similar aos outros jogos da série, então, uma lista de diferenças para cada.

 

Principais diferenças entre HM: BTN (americano) e HM: BTN (europeu):

- Possibilidade de jogar tanto no idioma Alemão quanto no Inglês; (europeu)

- A maioria dos menus são expandidos para comportarem o texto no idioma Alemão; (europeu)

- O personagem e a animação dos animais são o dobro mais rápidas; (europeu)

- A primeira versão tem um bug que é acionado quando você se casa, corrigido no lancamento da segunda versão; (europeu)

 

Principais diferenças entre HM: BTN e HM64:

- Aldeões diferentes;

- O fundo histórico é completamente diferente;

- Gráficos maiores e mais detalhados no HM: BTN;

- Mais espaços para salvar no HM64 (apenas 3 no BTN);

- Possibilidade de nomes mais longos no HM: BTN;

- Sistema de aniversário mais avançado no HM: BTN;

- Controles permitem mais movimentos direcionais no HM64;

- Controles permitem um gerenciamento mais rápido da mochila no HM: BTN;

- O mapa não pode ser rotacionado no HM: BTN;

- As famílias são diferentes e possuem trabalhos diferentes;

- A página de informações no HM: BTN é muito mais detalhada que no HM64;

- Relógio do jogo melhor no HM: BTN (digital e sempre visível vs. analógico e visível apenas na página de informações no HM64);

- Status de fadiga mais avançado no HM: BTN;

- Tempo corre mais lento no HM: BTN;

- Mais sementes no HM: BTN;

- Sistema de melhora de ferramentas mais complicado no HM: BTN;

- Inicia com apenas dois espaços na machila no HM: BTN(mas pode ser aumentado);

- Itens diferentes e novos, e com preço de venda diferentes;

- Pode, de fato, cozinhar em HM: BTN.

 

Pricipais diferenças entre HM: BTN e HM: FoMT (Friends of Mineral Town)

- Gráfico todo em 2D no FoMT;

- Os dias duram metade do tempo no FoMT;

- Ferramentas precisam de mais esforço para subir de level no BTN;

- Minas possuem 255 andares no FoMT (em vez de 10 no BTN);

- Muito mais coisas podem ser vendidas no BTN;

- Dois novos leveis de ferramentas, três novas ferramentas, no BTN;

- No máximo 8 galinhas no FoMT;

- No máximo 16 vacas/ovelhas no FoMT;

- Sem expansão da estufa no FoMT;

- Vários festivais removidos, outros novos adicionados (no BTN);

- Animais ganham afetividade se colocados pra fora no BTN;

- Pode-se salvar a qualquer hora e qualquer lugar no FoMT;

- Comida de peixe não pode ser comprada no FoMT;

- Mais Power Berries são recebidas e de diferentes modos que em HM: BTN;

- Muito mais receitas no BTN;

- Você não tem sua fazenda avaliada. FoMT é possívelmente o único HM que não tem um final como resultado.

 

Nota Importante

Os mecanismos de jogabilidade estão confirmados apenas para as versões americana e européia! Não temos como afirmar ou negar que eles funcionam na versão japonesa ou em Harvest Moon: For Girl.

 

 

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